UM MOMENTO DE GRANDE OPORTUNIDADE
ago 11 2014

A Fraternidade Acadêmica Piratininga vive hoje um momento peculiar em seus atuais 19 anos de história. Com o recente advento da exigência, pela Ordem, de adequação de todas as Lojas a novas regras estatutárias e registrais, enfrentamos atualmente a necessidade de nos adaptarmos a essas novas diretrizes, e nem sempre mudanças são coisa fácil. Mesmo assim, não é eufemismo utilizar aqui a expressão “peculiar”, ao invés de alguma outra, mais grave ou sisuda.
Isso porque, em primeiro lugar, passamos a contar com a ajuda direta de Irmãos da nossa Loja Mãe para nos orientar e para executar este trabalho. Seis deles, inclusive, filiaram-se formalmente aos Quadros da Fraternidade. E é certo que esse auxílio garantirá não só o sucesso dessa empreitada, mas também uma adaptação condizente aos elevados padrões que o nome e a história da Piratininga demandam de todos nós.
Em segundo lugar, é peculiar porque, apesar de tais adaptações serem um processo trabalhoso, o momento atual consiste na mais excelente oportunidade para dar início a vários avanços positivos.
Nesse sentido, no tocante ao aspecto administrativo, vivemos o momento ideal para modernizar a gestão da Fraternidade por meio do uso dos recursos disponibilizados pelo site da Loja Piratininga, bem como para reeducar a nossa cultura de governança, de maneira a orientar e esclarecer com exatidão o que os regulamentos da Ordem esperam dos ocupantes dos cargos em Loja, bem como os limites da autonomia inerente a cada cargo.
Igualmente, no tocante ao próprio espírito e rumos da Loja, o atual momento possibilita um diálogo aberto e esclarecedor entre os Irmãos do Quadro e entre os Irmãos do Quadro e aqueles do Quadro da Piratininga, filiados ou não à Fraternidade, que deverá resultar na modernização de nosso estatuto. Para tanto, ainda que já seja um fim em si mesmo, a boa convivência e a especial e sincera amizade de que desfrutamos com muitos dos Irmãos de nosso Quadro será de grande utilidade.
Como resultado de tudo isso, teremos a grande chance de reduzir drasticamente a possibilidade de ocorrerem eventuais desentendimentos e equívocos institucionais ou administrativos, sejam eles internos ou externos. Por meio de um debate aberto e democrático, poderemos estabelecer, enfim, regras estatutárias claras acerca de filiação na Piratininga, poderes das Comissões, contagem de membros para presença e eventuais especificidades para admissão de novos membros, além de rememorar os ideais que permearam a criação da Fraternidade Acadêmica, constantes do “Livro Amarelo”, escrito por nosso fundador.
Dessa forma, poderemos manter o que temos de bom e especial, como a amizade e o bom convívio que conseguimos desenvolver e, ao mesmo tempo, mudar o que for necessário para adicionar a isso os melhores formato e essência que nossa Loja deve ter, de modo a nos proporcionar um futuro que nos encha mais ainda de orgulho, alegria e força. Em suma, o momento é sim peculiar, porque pode ser extremamente positivo e engrandecedor.


Deixe uma resposta

Your email address will not be published.